Aldeias Históricas de Portugal

Publicado em 24 de abril de 2024 às 19:50

Esta foi a nossa primeira viagem grande, onde decidimos explorar as aldeias históricas de Portugal, uma viagem que deu origem à nossa vontade de conhecer e viajar. Desta vez, apenas um de nós foi de mota; a Ana apanhou boleia com os sogros (nesta altura, abril de 2022, só tínhamos a Honda CRF 250, que não leva duas pessoas, nem a Ana sabia que gostava de andar de mota). Eles também foram nesta viagem, mas de jipe, um Mercedes-Benz Classe G 300 de 1991 - Mercedes-Benz G 300 de 1991

 

Dia 1

No primeiro dia, saímos cedo, pois tínhamos muito para ver antes de chegar ao nosso destino.

Partimos de Chaves em direção a Marialva, que foi a nossa primeira paragem, com um castelo simplesmente incrível na encosta da montanha.

Seguindo em frente, fomos até Trancoso, que, embora com um castelo muito bonito e bem integrado na cidade, foi surpreendido por uma chuva torrencial típica de trovoada assim que chegámos. No entanto, a chuva logo passou, o sol apareceu, e foi nesse momento que decidimos parar para almoçar. Já tínhamos planeado fazer um piquenique, que acabou sendo à beira da estrada.

Após a merenda, arrancámos em direção a Linhares da Beira, onde encontramos um castelo grande e bonito, com uma vista deslumbrante.

Decidimos também visitar um local que não estava na lista das aldeias históricas, mas que muito nos chamou a atenção: Folgosinho, o último castelo que vimos nesse dia. Situado na encosta da Serra da Estrela, este pequeno castelo no meio de uma aldeia tinha uma torre com uma vista espetacular.

Com o fim das nossas visitas, seguimos para Loriga, a última paragem do dia para comer e descansar. Loriga é uma aldeia na base da Serra da Estrela e tem umas piscinas fluviais muito bonitas, com vistas deslumbrantes para a Serra. Infelizmente, não pudemos dar um mergulho nas águas geladas.

Marialva

Castelo de Marialva

Linhares da Beira

Castelo de Linhares da Beira

Vista do Castelo de Folgosinho

Castelo Linhares da Beira

Loriga

Folgosinho

Loriga

Dia 2

Neste dia, tínhamos menos quilómetros para percorrer: apenas 190 km, comparados com os 250 km do dia anterior. Motivados, saímos de Loriga em direção à famosa aldeia de Piódão, que sem dúvida nos surpreendeu pela positiva. Uma aldeia de xisto muito bonita.

Seguindo em frente, partimos para Castelo Novo, uma zona histórica muito bem conservada, com um castelo requalificado, bonito de se visitar.

Continuámos em direção a Idanha-a-Velha, uma pacata aldeia que, ao percorrermos as suas ruas, nos transmite a sensação de estarmos a voltar no tempo.

A nossa próxima paragem foi Monsanto, um castelo numa colina lindíssimo, mas carregado de turistas e com bastante confusão, com carros e autocarros a tentarem entrar na zona histórica. Apesar disso, as vistas são absolutamente inesquecíveis.

Concluímos então este dia de viagem em Penamacor, onde jantámos e descansámos para o último dia da nossa jornada.

Piodão

Castelo Novo

Piodão

Castelo Novo

Castelo Novo

Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha

Monsanto

Dia 3

No último dia desta viagem tínhamos pela frente 300km de viagem mas ainda com sítios para visitar,

Saímos de Penamacor em direção a Sortelha um castelo muito bonito e bem mantido.

Se seguida fomos até Belmonte um local já conhecido de novelas e filmes mas que tem mesmo o seu encanto.

A próxima paragem foi Castelo Mendo uma aldeia dentro de um castelo incrível para se visitar seguindo esta ideologia de aldeias dentro de castelos paramos em Almeida que se encontra dentro de uma fortificação com edifícios ainda intactos e ainda com as valas e pontes tudo muito bem cuidado.

A nossa última paragem foi  Figueira de Castelo Rodrigo já em ruinas mas mesmo assim muito bonito.

Sortelha

Castelo de Belmonte

Castelo de Almeida

Sortelha

Castelo Mendo

Figueira de Castelo Rodrigo

Belmonte

Almeida

Finalizamos a nossa viagem em direção a Chaves para voltarmos a rotina.

Foi uma viagem de 740 Km que nunca iremos esquecer pois cada aldeia que visitamos nos trás a sensação de andar para trás no tempo como se estivéssemos em um filme que conta a história de Portugal.

Foi sem dúvida o melhor passeio que podíamos ter feito para arrancar com a nossa paixão de viajar  e com certeza que iremos repetir um dia destes.

Aconselhamos que visitem pois por palavras não dá para descrever a realidade de sentimentos ao visitar as nossas aldeias históricas.

Classificação: 0 estrelas
0 votos

Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.

Crie seu próprio site com Webador