Como é tradição na nossa família, aproveitamos sempre o feriado próximo do fim de semana, seja o 25 de Abril ou o 1 de Maio, para umas mini férias. Este ano, decidimos dar uma escapadinha ao país vizinho. Em 4 dias e 820 km, passámos por Zamora, Tordesilhas, Salamanca, Miranda do Douro e Podence.
Levamos conosco a nossa nova moto, a KTM 1290 Super Adventure, para a nossa primeira viagem longa com ela e só temos uma coisa a dizer: simplesmente adoramos! A moto comportou-se maravilhosamente bem, e cada quilómetro foi uma nova descoberta, uma nova aventura.


1° Dia Chaves > Zamora
No primeiro dia da nossa viagem, saímos de Chaves bem cedo, com 255 km pela frente, para aproveitarmos ao máximo o dia. A nossa primeira paragem foi no Pueblo de Sanabria, onde visitámos o Castillo de los Condes de Benavente e ficámos deslumbrados com as vistas maravilhosas. Seguimos depois para o Lago de Sanabria, mais precisamente para o Monastério de San Martín de Castañeda, de onde se tem uma vista incrível para o lago.
Fizemos uma paragem à beira da estrada para aquele piquenique básico que tanto gostamos, e depois de uma boa refeição, seguimos viagem em direção a Zamora, onde íamos passar duas noites num Airbnb que, sinceramente, se revelou uma escolha muito mais vantajosa do que os hotéis da zona.
Chegámos cedo e aproveitamos para explorar Zamora. Caminhámos pelas ruas da zona histórica, que é simplesmente maravilhosa, e visitámos vários pontos de interesse como a Santa Iglesia Catedral del Salvador de Zamora, o Castillo de Zamora, a Puente de Piedra, a Iglesia de San Pedro y San Ildefonso, a Igreja Santa Maria Magdalena e a Plaza la Catedral.
Com a noite a chegar e o estômago a reclamar, fomos jantar ao Cuzeo, um restaurante que figura no guia Michelin há 3 anos. E olha, foi uma experiência incrível! Desde o atendimento impecável até a comida e o ambiente, não decepcionou em nada.

Castillo de los Condes de Benavente

Vista do Castillo de los Condes de Benavente

Monasterio de San Martín de Castañeda

Zamora 71

Iglesia de San Pedro e San Ildefonso

Vista para o Rio Douro

Vista para o rio Douro e para a Ponte de Piedra

Santa Iglesia Catedral del Salvador de Zamora

Cúpula da Catedral

Castillo de Zamora

Cuzeo

Cuzeo
2ºDia Zamora > Tordesilhas > Salamanca> Zamora
No segundo dia, partimos para um percurso circular de 219 km. Saímos de Zamora e seguimos em direção a Tordesilhas, uma estrada entre campos agrícolas e vinhedos enormes que nos deixou a admirar a paisagem.
Em Tordesilhas, não podíamos deixar de visitar o Museu do Tratado de Tordesillas, o Real Monasterio de Santa Clara e a Puente Medieval de Tordesillas. Após essa pequena pausa cultural, seguimos viagem para Salamanca, uma cidade com uma zona histórica enorme e linda, cheia de história e uma das universidades mais antigas do mundo.
Chegámos perto da hora de almoço e, como bons turistas, seguimos o ditado "Em Roma, sê romano" e fomos experimentar os famosos pinchos, que são petiscos muito populares por aqui. De barriga cheia, seguimos para mais algumas visitas. Visitámos a imponente Catedral de Salamanca, o Convento de San Esteban, o Convento de Las Dueñas e a Plaza Mayor. Sem dúvida, Salamanca é uma das cidades mais bonitas e históricas que já visitamos.
Com a chuva a chegar, decidimos procurar uma loja para comprar umas calças para a Ana e encontramos a Motos Dakar, onde fomos super bem atendidos e saímos de lá completamente equipados. Já com as novas calças, seguimos de volta para Zamora para um merecido descanso.

Vista da Puente Medieval de Tordesillas

Vista da Puente Medieval de Tordesillas

Tratado de Tordesillas 1494

Catedral de Salamanca

Real Monasterio de Santa Clara

Catedral de Salamanca

Catedral de Salamanca

Catedral de Salamanca

Universidade de Salamanca

Convento de San Esteban

Vista da Catedral

Vista da Catedral
3º Dia Zamora > Miranda do douro
Neste dia, não saímos propriamente cedo, pois tínhamos apenas 187 km pela frente. Seguimos em direção a Bragança, onde tínhamos um almoço marcado com amigos. Por curvas e contra curvas, lá seguimos rumo a Miranda do Douro. Chegámos e nos instalamos num Bungalow no Douro Camping, um local tranquilo e perfeito para descansar.
Após nos acomodarmos, fomos explorar a cidade e, claro, saborear uma boa posta à mirandesa – que é praticamente um prato obrigatório por aqui. Foi um dia tranquilo, mas cheio de boas surpresas e, claro, boa comida!

Palaçoulo ( Miranda do Douro)

Vaquinhas de Miranda do Douro


Douro camping

Miranda do Douro

Miranda do Douro

Concatedral de Miranda do Douro

Vista para o Rio Douro

4º Dia Miranda do Douro > Chaves
Neste último dia de viagem, com apenas 158 km nos separando de casa, saímos de Miranda do Douro em direção a Podence, a terra dos Caretos. Visitamos a vila, exploramos as suas ruas e fizemos um piquenique tranquilo por lá. Após essa pausa, seguimos viagem passando por Torre de Dona Chama e Valpaços, antes de finalmente chegar a Chaves, onde pudemos descansar e refletir sobre tudo o que vimos e vivemos nesta viagem.
Foram umas mini férias maravilhosas, em que conhecemos cidades incríveis, repletas de história e cultura, onde conseguimos recuar atrás no tempo. São lugares que definitivamente recomendamos a visita. Vale muito a pena!

Podence

Capela de Santa Eufémia, Podence

Podence

Tasca dos Bombeiros, Podence

Podence

Podence


Podence

Podence
Adicionar comentário
Comentários